sexta-feira, 17 de maio de 2013

O Mini Atletismo


O Mini Atletismo   " O Mini Atletismo É um projeto desenvolvido por especialistas de vários países para a Associação Internacional das Federações de Atletismo (Iaaf). A meta é levar a prática do Atletismo ao maior número de crianças e adolescentes em idade escolar. 

Um divisor de águas na história do desporto escolar do Brasil." Com esta afirmação, o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Roberto Gesta de Melo, sintetizou a satisfação da Comunidade Atlética Nacional, com os resultados da reunião entre dirigentes da entidade e representantes do Ministério da Educação e da sociedade civil.

No encontro, realizado na sede do Ministério, em Brasília, ficou acertado que o MiniAtletismo, projeto de iniciação esportiva da CBAt, será adotado pelo programa ‘Mais Educação’ do Ministério, a partir de 2013. Este número de escolas de tempo integral será atingido este ano, conforme afirmação da Presidenta Dilma Rousseff, feita no programa de rádio ‘Café com a Presidenta’.

O Mini Atletismo é um projeto desenvolvido por especialistas de vários países para a Associação Internacional das Federações de Atletismo (Iaaf), que foi adaptado às condições nacionais pela CBAt. Na primeira fase a meta é levar a prática do Atletismo ao maior número de crianças e adolescentes em idade escolar. 

A intenção é que os estudantes entrem em contato com o esporte de forma lúdica, inclusive utilizando material reciclável na produção dos itens necessários ao desenvolvimento das atividades. Em 2011 a CBAt publicou a cartilha do Mini Atletismo - Iniciação ao Esporte: Guia Prático de Atletismo para Crianças, utilizada pelos ministrantes dos cursos em cidades de todas as regiões do Brasil.

"Levar o atletismo à escola é a forma mais eficiente de massificação esportiva, e do consequente aumento da base de praticantes do esporte em nosso País", disse Roberto Gesta de Melo. 

Ele foi ao Ministério acompanhado pelo presidente eleito da Confederação, José Antonio Martins Fernandes, do superintendente-técnico, Martinho Santos, e do novo presidente da Federação de Atletismo do Distrito Federal, Paulo Roberto Maciel da Silva.

Pelo Ministério da Educação estiveram presentes a professora Jaqueline Moll, diretora de Currículos e Integração, o professor Leandro da Costa Filho, coordenador geral de Ações Educacionais Complementares, e o professor João Alberto Lima, da equipe do Ministério.

Também participaram o presidente da Associação Brasileira do Desporto Educacional, Georgios Stylianos Hatzidakis, o empresário João Paulo Diniz e o representante do Instituto Ayrton Sena. Já ficou acertada uma nova reunião para o início de maio próximo, também em Brasília.

O objetivo do Mini Atletismo é :É despertar o interesse pelo Atletismo. Novos eventos e organização inovadora darão condições às crianças de descobrirem as atividades básicas: velocidade, corridas de resistência, saltos, arremessos e lançamentos em qualquer lugar (estádio, playground, ginásio etc.). Os jogos de Atletismo darão às crianças a oportunidade de obter maior benefício da prática do esporte, quanto a saúde, educação e auto-satisfação.